//ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 11/45

ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 11/45

Olá a todos!

Hoje, temos o nosso décimo primeiro artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.

Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias. 

Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM.

Boa leitura.

Prof. Adinoél Sebastião

@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / adinoel.sebastiao@gmail.com

PACOTE ENEM-2019


ENEM-2016-2 – QUESTÃO 91 – COMENTÁRIOS

 

Esta questão exigia do candidato bastante atenção. Notem que o enunciado da questão é formado por dois períodos.

O primeiro período do enunciado diz o seguinte: “Essa propaganda foi criada para uma campanha de conscientização sobre a violência contra a mulher”.

O segundo período do enunciado diz o seguinte: “As palavras que compõem a imagem indicam que a”.

Notem o questionamento a ser respondido está no segundo período do enunciado. Quer se saber o que as palavras que compõem a imagem indicam?

Numa primeira olhada saltam aos olhos apenas as palavras “basta de violencia contra la mujer” e não se enxergam as demais palavras que se encontram na imagem.

No entanto, para responder a questão é preciso perceber e entender as palavras que estão escritas dentro da mão. Essas palavras são:

Insultos = insultos.

Desprecio = desapreço, desdém.

Violación = violação.

Indiferencia =indiferença.

Cachetadas = bofetadas.

Femicidio = feminicídio (assassinato de mulheres).

Acoso sexual = assédio sexual

Incesto = incesto.

Crueldad = crueldade.

Rotura de timpano = ruptura de tímpano.

Amenazas = ameaças.

Rozamientos = roçamentos.

Golpes rotura de huesos = golpes ruptura de ossos

 

A partir disso, vamos olhar o que diz cada alternativa.

A alternativa A afirma que as palavras que compõem a imagem indicam que a violência contra a mulher está aumentando. Não há nada no cartaz que indique isso.

A alternativa B afirma que as palavras que compõem a imagem indicam que a agressão à mulher acontece de forma física e verbal. Isso está correto. As palavras acima descrevem como a violência acontece contra a mulher. As palavras “cachetadas”, “rotura de tímpano”, por exemplo, descrevem a violência física. As palavras “insultos”, “desapreço”, por exemplo, descrevem a violência verbal.

A alternativa C afirma que as palavras que compõem a imagem indicam que a violência contra a mulher é praticada por homens. Essa informação não está no cartaz. Aqui está algo para se prestar atenção, muitos candidatos podem ter marcado essa alternativa como resposta, pois é comum ver nos noticiários que mulheres são agredidas pelos seus companheiros. No entanto, temos que nos focar apenas no que está na imagem.

A alternativa D afirma que as palavras que compõem a imagem indicam que a agressão à mulher é um fenômeno mundial. Essa informação não aparece na imagem.

A alternativa E afirma que as palavras que compõem a imagem indicam que a violência contra a mulher ocorre no ambiente doméstico. Aqui vale o mesmo comentário da alternativa C.

Diante disso, verificamos que a alternativa B é a resposta da questão, pois as palavras que compõem a imagem indicam que a agressão à mulher acontece de forma física e verbal.

A alternativa correta é a letra B.