//ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 19/45

ENEM-ESPANHOL – QUESTÕES – ARTIGO 19/45

Olá a todos!

Hoje, temos o nosso décimo nono artigo da série de artigos que trarão para vocês questões das provas do ENEM do ano de 2012 até 2018. Vamos começar com questões do último ano até chegar às questões de 2012.

Ao todo serão 45 artigos que sendo publicados de 3 em 3 dias. 

Então, sem mais delongas vamos aos comentários da questão do ENEM.

Boa leitura.

Prof. Adinoél Sebastião

@adinoel.sebastiao / www.adinoel.com / adinoel.sebastiao@gmail.com

PACOTE ENEM-2019


PROVA ENEM-2016 – QUESTÃO 94 – TRADUÇÃO LIVRE

Água

ao sonhar que um cântaro

na cabeça (você) carrega,

será êxito e triunfo o que você verá.

Banhar-se em um rio

onde a água escalda (queima),

é presságio de inimigos

e de faca nas costas.

Banhar-se em um rio de água suja,

é perder alguém próximo.


PROVA ENEM-2016 – QUESTÃO 94 – COMENTÁRIOS

A questão traz um poema e pergunta por um dos aspectos que caracteriza a cultura popular mexicana.

Vamos olhar cada alternativa.

A alternativa A afirma que o poema retoma elementos da cultura popular mexicana que refletem um dos aspectos que a constitui, caracterizado pela percepção dos perigos de banhar-se em rios de águas poluídas. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto não fala sobre perigos de se banhar em água poluída. O texto fala em água suja. No entanto, inferimos do texto que o sonho de um banho em um rio de água suja indica perder alguém próximo.

A alternativa B afirma que o poema retoma elementos da cultura popular mexicana que refletem um dos aspectos que a constitui, caracterizado pela crença na relevância dos sonhos como premonições ou conselhos. ISSO ESTÁ CORRETO. O poema fala sobre sonhos. Ela informa, por exemplo, que se você sonhar que está carregando um cântaro na cabeça é sinal de êxito (sucesso). Também informa que se você sonhar que está se banhando em um rio de água suja é sinal de que pode perder alguém próximo. Isso mostra a importância dos sonhos na cultura mexicana. Outro detalhe é que a fonte do texto indica que o texto foi retirado de um livro que fala sobre sonhos. O título do livro é “Sueños mexicanos”.

A alternativa C afirma que o poema retoma elementos da cultura popular mexicana que refletem um dos aspectos que a constitui, caracterizado pela necessidade de resgate da tradição de carregar água em cântaros. ISSO ESTÁ ERRADO. O texto fala sobre sonhos e não sobre tradição de carregar água em cântaros.

A alternativa D afirma que o poema retoma elementos da cultura popular mexicana que refletem um dos aspectos que a constitui, caracterizado pela exaltação da importância da preservação da água. ISSO ESTÁ ERRADO. O livro fala sobre sonhos e não sobre a preservação da água.

A alternativa E afirma que o poema retoma elementos da cultura popular mexicana que refletem um dos aspectos que a constitui, caracterizado pela cautela no trato com inimigos e pessoas traiçoeiras. ISSO ESTÁ ERRADO. O livro fala sobre sonhos e não sobre a convivência entre as pessoas.

Resposta: B